Bem vindo ao meu Blog, espero que se delicie...

"Quando eu soltar a minha voz por favor entenda que palavra por palavra eis aqui uma pessoa se entregando...e por favor, entenda, é apenas o meu jeito de viver, o que é amar!" (Gonzaguinha)



sábado, 26 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!


Fim de Ano é sempre tempo de se repensar, de se reinventar, de renovar os planos. É tempo de fazer um balanço do que foi feito, tirar o saldo positivo, aprender com os erros, e continuar!

Quão gratos devemos ser àquele que inventou o calendário! É graças ao novo dia, ao novo mês, ao novo ano, que consiguimos retomar, iniciar novas etapas, revigorar as esperanças de que tudo pode ainda melhorar, de que embora o tempo não volte, um outro novinho, como uma página em branco, está aí, pronto a ser preenchido com o que há de melhor em nós. Mas podemos sim errar, sofrer, cair, se ainda assim, conseguirmos forças para levantar.

Não nos esqueçamos, independente de religião ou falta dela, que o ícone do cristianismo, o responsável pela divisão dos tempos em duas grandes eras, antes e depois dele, nascera num mundo onde a esperança era a semente plantada. Viera para com sua fragilidade de menino, fortalecer os corações dos valentes, dos fracos, dos enfermos, dos perdidos, dos desabrigados... Mas também para resgatar os ricos, os belos, os poderosos, os bem sucedidos; e o fez sem julgamentos, preconceitos nem prisões, sem uso da força, só do amor e da palavra.

Que esse amor também nos possa brotar no coração, e nos momentos de vacilo, pois somos errantes natos, possamos recorrer a Ele para enxergar e fazer valer o melhor que há em nós!

Um Feliz Natal a Todos e um 2010 melhor do que todos os anos idos. O amanhã é sempre maior!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Entrintecer"


(Post que fiz na revistamaisfoco, que reproduzo aqui)

Todas as noites somos brindados na tv brasileira com um dos maiores compositores do Brasil cantando uma de suas obras onde um trecho em especial me chama a atenção e me recorre nesse momento: "...a gente mal nasce e começa a morrer". Assim Chico Buarque de Holanda nos diz o que estamos cansados de saber mas que teimamos em ignorar.

Hoje faço trinta anos, e como tenho dito, estou mais perto da morte, por mais distante que ela me pareça estar. E é exatamente essa proximidade que me remete à vida. A tudo o que ainda almejo conquistar, a meus amigos que ainda fazem minha alegria e me brindam com sua presença mesmo na ausência. Me remete a meus parentes e amigos queridos que já não podem compartilhar comigo meus momentos mas que me legaram a lembrança de momentos ímpares. Me remete aos sonhos que ainda tenho por realizar, a tudo o que já conquistei, e vejo que razões para brindar a vida não me falta; razões para continar sempre, mesmo tendo que seguir machucado às vezes, mesmo tendo que chorar por outras, mas com a certeza de que cada queda, cada lágrima me é um aprendizado, me é importante, me engrandece como ser humano que sou.

Quem dera que todos pensassem mais na morte para assim refletirem melhor suas vidas, e dessa forma vivê-las melhor, com mais paixão, que tanto falta ao mundo de hoje. Quem dera que as pessoas se olhassem nos olhos sem vergonha e assumissem seu amor sem receios, pois o amor é pra ser vivido e não pra ser reprimido. Quem dera que cada pessoa ao nascer começasse efetivamente a viver a vida!

Assim aproveito esse meu espaço pra afirmar meu amor incondicional a meus amigos, a meus parentes, à vida, mesmo quando ele parece não existir. Mas é como uma lava vulcânica, sempre latente, sempre forte, sempre viva!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oeiras - Museu na História


Em ti nasceu o Piauí
Tímido e pouco formoso
Com a aridez deste Sertão
Que tem o Sol como patrão

Em ti Deus deixou registrado
Seu pé tão bem torneado
Na perseguição invejosa
Do mestre da escuridão

Teus homens, bravos lutadores
Ergueram pouco a pouco
Tua rústica selva de pedras
Intocada pelo tempo

Por que permanecer invícta
Se tu podes progredir
E mudar o refrão do hino
Que teimas em repetir

Tuas terras tão extensas
Teu rio que abandonas
Inspiram tanto progresso...
Por que te acomodar?

Ser museu é correr o risco
De se desvalorizar
Ser esquecida, abandonada
Só história não te fará prosperar

Deves mudar o refrão
Obrilho do teu olhar
E só então "Oeiras, Invícta"
Tu não mais "Sempre Serás"

(Museu da História - Flávio Guedes)
06.1998

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quando tem que ser...


Veja como são as coisas... Eu tava louco pra ir pro show do Zeca Baleiro em Oeiras, mas como ia ser numa quinta feira seria impossível se eu quizesse estar no trabalho na mãnhã seguinte. Apesar de já ter assistido ao show dele em Teresina, ele é sempre ele: DEMAIS!!!
Mas... como prêmio de consolação o que me acontece? Ele foi até mim. Juro, na porta do meu trabalho. Sério!!!! Tava eu, bem na minha processando os documentos do caixa, quando minha colega Rosângela me chega gritando: "Flavito, adivinha quem acabo de encontrar na praça de alimentação(do Teresina Shopping)? Zeca Baleiro". Não quiz ouvir mais nada, peguei o celular e fui correndo ve-lo e aproveitei pra tirar essa foto meio desfocada aí de cima... Mas já valeu ter cumprimentado ele, conversado um pouco, falado de minha admiração, e sem nenhum tumulto, já que poucas pessoas sabiam dele alí.
Então é isso... Da sorte não posso reclamar... E um outro show... Bem, fica pra próxima!
Eu tava triste, tristinho.... Bem ... TAVA!!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Agradecendo a Deus


Pedimos tanto, com nossa incurável insatisfação diante do que recebemos. É sempre assim, sempre queremos mais e mais, e quase nunca ficamos completamente satisfeitos com o que recebemos. Nessa ânsia por pedir, por consumir o que nos é dado, acabamos esquecendo de agradecer. E temos tanto o que agradecer. Pense bem, acordamos todos os dias, tomamos nosso café da manhã, limpamos nossos dentes, revemos nossos entes mais próximos e mais queridos, de alguns apenas lembramos com aquela saudade gostosa, temos a palavra SAUDADE para nos envaidecer de sermos os únicos, temos amigos, respiramos, comemos, cagamos também pois todo mundo tem um cu(desculpem o baixo calão), mas é mesmo esse o popular nome do nosso reto,amamos, rimos, choramos. Alguns de nós têm filhos, outros sonham em ter...Brigamos, fazemos as pazes, aprendemos. E são tantas as realizações, as bênçãos, que o espaço aqui seria insuficiente para enumerá-las; resta-nos então, agradecer, mas agradecer de coração, e com a alma pelo dom da vida, pois é nela que tudo se realiza.
Obrigado meu Deus por minha vida, pelos pais amorosos que tenho, pelas irmãs maravilhosas que me destes, por neste momento cuidar tão bem de Lilinha nesse momento difícil mas de muito aprendizado para todos nós, por meu filho que me ensina tanto da vida a cada dia, por minha sobrinhas nos olhos das quais enxergo o Senhor, por meu amor a quem tou aprendendo a valorizar cada dia mais e com quem também aprendo a profundidade do respeito.
Obrigado SENHOR, por se fazer presente nos detalhes do meu dia a dia e por me fazer percebê-LO.
Amot-TE!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fim de Férias


Um mês é tão pouco para se tirar férias quando se tem tanto a fazer...
O tempo em sua relatividade é tão insuficiente às vezes, como me foi agora nessesn trinta dias... Tanto fiz e tanto me ficou por fazer! A tantos revi e a tantos me faltou rever! Quando pensei que não ja tinha que voltar a Teresina e minha maravilhosa rotina...kkk
O pior é que embora esteja voltando exatamente no dia certo, não estou voltando no dia pretendido. Infelizmente a vida às vezes nos surpreende e nos contraria, como agora, que tenho que voltar por motivo de saúde; não minha saúde, mas de um ente muiiiitooo queridop meu.
É, mas o que tem que ser feito, tem que ser mesmo feito. Então volto, com os amigos na lembrança e Deus no meu coração. Acho que cresci muito nesses 30 dias... Com meus pais, com meu filho, com minhas irmãs, com meu amor, com meusn amigos, com a vida, e comigo mesmo.
Obrigado Senhor por mais esta oportunidade de me tornar uma pessoa melhor.
Obrigado Senhor pela certeza que tenho de que tudo vai dar muito certo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

VII FESTIVAL DE TEATRO DE FRONTEIRAS




Mais um grande Festival aconteceu e mais umavez o PBC atuou com brilhantismo.
Que lindo foi er os grupos de forma geral aprsentando trabalhos mais apuraos; que ndo foi ver o Nordeste retratado em todas as peças, embora apenas o lado esteriotipado. Que lindo foi ver como os comportamentos estavam adequados; que lindo foi ver que o resltdo foi justo (savo pr ator revelação que ficou duvidoso)...
Enfim, voltamos com o troféus de mehor drama e o epate de melhor ator. Apesar de Herbet Santos ter sido o MELHOR, o grupo Grittos e Risos ainda não conseguiu elaborar um critério de desempate dando utonomia aos jurados de decidir quem é o melhor, mas dequalquer forma têm um critério de entrega do troféu, que é dado para quem obteve o melhor espetáculo.
fato é que mais uma vez fora inesquecível!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09/09/09


Nessa data nascera uma criança muito especial, uma criança que com o tempo fora se tornando levada, comunicativa, brincalhona, feliz e encrenqueira, como a maioria das crianças...
À medida que ia crescendo, aquela criança conquistava mais e mais amigos, e cativava-os profundamente...
Adolesceu e que difícil se tornou, como quase todo adolescente também; achava que o mundo não a compreendia, brigava sem aparente razão até com a própria sombra e não conseguia se entender com sua própria mãe... E passou a namorar e dar dor de cabeça tradicional aos pais que têm filhos naquela idade.
Mal saíra da infância tornou-se mãe e pouco depois repetiu a experiência, duas lindas rosas que brotaram para trazer felicidade maior a ela e aos seus... E cresceu enfim, tornando-se uma jovem adulta com pensamento crítico, com opinião formada, com caráter, com dignidade e com vocação para ser mãe, mas também para ser irmã, filha, amiga... enfim!
E hoje, dia nove do nove do noventa e nove, completara seus 22 aninhos para minha alegria e de todos nós que tivemos o privilégio de conhecê-la!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

VIVA A DIVERSIDADE DE OPINIÕES!



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Bem,o texto abaixo postado, dia 07/09/2009 fora direcionado a uma pessoa que teve a petulância de me AGREDIR verbalmente por não concordar com meu pensamento e não a todas as pessoas que pensam como ele. Não espero que o mundo concorde com o que penso, e nem espero concordância de quem quer que seja, mas o fato de alguém não concordar comigpo não dá a esse alguém o direito de me desrespeitar nem de me agredir e foi o que aconteceu com essa dita "pessoa esclarecida". Fui gratuitamente agredido. De outras pessoas obtive opiniões contrárias também, mas pessoas que souberam como expor seu ponto de vista sem ultrapassar o limite do respeito. Um mundo democrático e cívico se faz sobretudo com RESPEITO às diversidades, INCLUSIVE, de pensamento!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Que Brasileiros são esses?


Sete de Setembro, dia Nacional da Independêcia... Restam-nos entretanto mais 364 dias no ano de muita DEPENDÊNCIA...
É incrível como o brasileiro se deprecia, se menospreza, se minimisa. E o pior, quer fazer exatamente o mesmo com seu semelhante. E não vê que a indepndência hoje, mais que um processo diplomático entre territórios, se constitui num processo PESSOAL. A partir do momento que nos auto-valorizamos, que nos apreciamos, que alimentamos nossa auto-estima estamos dando passos essenciais para a independência pessoal, que num conjunto transmuta-se numa independência transpessoal que nota-se num país denocrático e livre. E quando falamos em liberdade falamos sobretudo em liberdade de expressão e de livre circulação.
Pois bem, hoje saimos eu e mais cinco membro do PBC - Projeto Bar Cultural no desfile oficial da cidade de Picos para marcar esse dia que QUER QUEIRAM, QUER NÃO, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA O BRASIL. Foi uma independ~encia diplomática, talvez até simbólica, mas que nos faz hoje ser uma NAÇÃO.
Há pessoas entretanto, uma minoria felizmente, que acredita que essas manifestações cívicas que brindam o povo (especialmente de Picos) com arte, patriotismo, entretenimento, beleza, são feitas meramente para engrandecer o poder público. Mas reflitamos: em que engrandece o poder público? Eles já estão no poder mesmo, e não foi o desfile de 7 de setembro que os puseram lá. Fomos nós, o povo, que deveriamos questionar mais era exatamente no momento de votar e cobrar deles e não dos artistas e suas manifestações a obrigação de cumprir o que prometeram.
Portanto, saímos sim no desfile do 7 de setembro, para brindar o povo e não para agradar você, radical que acha que com o radicalismo inflexível o país chegará a algum lugar. Se assim fosse ainda viveríamos numa ditadura, o fundamentalismo dominava o mundo, Hitler teria sobrevivido até nossos dias com o Nazismo. Felizmente não é isso que vemos... Mas fique você com seu pensamento retrógrado, e continue chamando as pessoas de PALHAÇAS, no seu sentido pejorativo, que te garanto, chegarás no fim de tua vida exatamente como estás agora! Sem ninguém sabber quem tu és, salvo a minoria, grupo ao qual, felizmente fazes parte!
Independência a todos!
Independência e Vida!!!!!!!!!!!!!!!

P.S.: Texto voltado a um integrante de um grupo literário de Picos que NÃO RESPEITA que as pessoas tenham pensamentos diferentes dele e por isso sai chamando-as gratuitamente e de forma pejorativa de PALHAÇAS.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sem você...


...Tem três anos e meio que saí de casa. Três anos e meio que conquistei o que muitos ainda sonham - minha independência... Mas só agora me toquei o quanto ando só... e o quanto sou dependente de ti...
Tem um mês que tenho me sentido solitário, sem você pra conversar, sem você pra brigar, sem você pra rir, sem você pra chorar... sem você...
Eu tinha consciência de sua importância pra mim, mas ainda não sabia mensurar o quanto era dependente de ti...
Agora fico assim... jogado na cama, acompanhado por meus lençóis... esperando apenas que volte...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Por favor, não vejam...

Publiquei um comentário do quanto me apaixonei ppelo livro O Caçador de Pipas, de como as palavras alí narrantes tocam, emocionam, nos fazem pensar... De como o autor nos conduz por uma trilha de sentimentos nobres, puros...
Agora venho aqui implorar: NÃO VEJAM O FILME O CAÇADOR DE PIPAS! Pelo menos não sem antes ler o livro. Acho que foi a pior adaptação de uma obra para o cinema que já assisti... Deformou totalmente a obra. Sem emoção, sem profundidade, sem... nada.
Não vejam, leiam o livro!!

domingo, 16 de agosto de 2009

Se nem você se perdoa...


Sabe aqueles dias em que você acorda e tem tudo pra ser um dia perfeito, mas por sua própria culpa se transforma numa merda? Foi mais ou menos isso que me aconteceu hoje...
Sabe aquelas situações em que você adoraria ter uma boa saída, ter uma desculpa convincente, ter uma forma de dizer a verdade sem parecer ridículo ou mais mentiroso ainda, e não encontra? E tudo o que você disser só vai piorar ainda mais a situação? Foi mais ou menos isso que me aconteceu hoje...
Sabe aqueles relacionamentos em que você vai se envolvendo aos poucos e sem perceber quando, em que situação, em que momento, você se pega apaixonado? Mas embora apaixonado você consegue ser sacana com a pessoa, sem saber explicar a si mesmo como você pode estar tão apaixonado e trair? Foi mais ou menos assim com minha última paixão...
Sabe aquela situação em que você sabe que tá errado, sabe que tá errando, mas sem saber porque não consegue agir diferente, e depois vê que só faz isso com medo de ficar ainda mais apaixonado, com medo de sofrer, e aí contra - ataca, sem nem mesmo ter sido atacado, só para evitar sofrer, sem perceber que dessa forma faz a outra pessoa sofrer muito, dilacerar? Foi mais ou menos assim com minha última paixão...
Sabe aquela pessoa que é tão certa, tão correta, tão nobre que te humilha exatamente por ser assim, por ser algo que você acredita nunca chegará a ser? Foi exatemente assim que me senti com VOCÊ...
Sabe aquela pessoa em que se deveria prestar mil honrarias diariamente por te amar de forma intensa, verdadeira e incondicional, mas que por não acreditar num amor assim, ou por querer duvidar, pra mais adiante não sofrer você machuca, maltrata, destrói, com medo de ser tratado assim algum dia? Foi assim que tratei você...
Mas derrepente a ficha cai... Você começa a enxergar as coisas com nitidez e vê que tudo o que tava fazendo, a forma como estava agindo só estava destruindo aquele sentimento nobre, aquela confiança e admiração que a pessoa nutria por você e aí você vê que não quer destruir nada disso, que não quer mais ter medo de amar, de se entregar, de acreditar que as pessoas são sim capazes de ter toda essa nobreza num relacionameto e tenta agora fazer valer todo esse tempo que dispperdiçou tentando se destruir no coração do outro. E são felizes... dias efetivamente felizes...
Mas um dia você acorda e vê que conseguiu o que tanto buscou mas agora não quer mais: a pessoa já não acredita em você, já não te admira mais, não confia, não sente orgulho de estar ao seu lado, e tudo o que pensa é numa forma de se afastar sem sofrer tanto, sem sofrer mais... Mas não é fácil porque amou de verdade, porque ainda ama... Ainda assim, termina tudo, se distancia, vai embora... Não aguenta mais sofrer... Não aguenta mais se doar só...Não aguenta mais...
Mas agarra-se ainda numa gota de esperança, e liga, e lembra, e chora...
E você, sente-se completamente perdido. O que fazer agora? Percebe que já não era só, que era um único vivendo em dois corpos diferentes... mas que agora um dos corpos queria escapar-se... sobreviver... E pensa então, o que fazer? Como agir? Se entrega à dor ou tenta camuflá-la voltando pra vida errada que tinha? Na dúvida resiste ainda... continua anadando certo...
Mas justo no dia em que acorda e todo o universo conspira para que o dia seja maravilhoso, para que talvez voltem a ser um só em corpos diferentes, justamente nesse dia você resolve botar tudo a perder, e inoscentemente, você sabe, talvez até por brincadeira, ou mesmo por aquele impulso destrutivo que sempre lhe acometeu, você "pisa na bola", exatamente no momento em que não havia porque pisar... mas pisa... e a queda é feia... e não tem como explicar, embora você sabe que tenha, embora você saiba que "não é assim como está pensando"... Embora você saiba que... Não adianta explicar... nem você mesmo entende... Talvez seja só aquilo que você sempre ouviu em assuntos do coração: você não presta.
Foi um daqueles dias em que você começou lendo: TE AMO! TANTO.. e terminou engolindo um: VÁ À MERDA!
É... se nem você se perdoa... quem vai lhe perdoar?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Papai...


Aiai... Mais um dia dos pais se aproxima.. SErá que neste estarei com o meu? Por que será que delegamos, na maioria das vezes, menos importância ao dia dos pais do que ao das mães? Quanto me culpo pelas vezes que não fui tão filho, tão generoso, tão amoroso com meu pai.
Mas a vida e o tempo são infalíveis no repassar certas lições, muito embora nem sempre as incorporemos. E a vida me ensinou...
Aos dezenove anos fui pai, imaturamente, prematuramente, desesperadamente me vi com uma criança que tinha meu sangue correndo nela. Que tinha a mim, talvez um irresponsável, para ser responsável por sua inoscente vida... E fui aprendendo.. crecendo.. e errando! Sim, como errei... muito. muuitas vezes mesmo!!
E passei a perceber porque as mães nos são tão mais próximas. Porque mesmo longe, elas estão mais ao nosso lado, mais presentes, nos aconchegando, nos tirando os medos, nos amenizando as angústias... Nós pais, nos acovardamos em demonstrar afeto, embora tenhamos amor igual e infinitamente grande por nossos filhos... Mas o amor de mãe nos oprime... e como se opor? Somos filhos delas também.
Mas aprendi que o dar amor não pode e nem deve ser acovardado. Deve simplesmente ser dado... ser demonstrado.
É por isso que hoje beijo meu pai, abraço meu pai, elogio meu pai, AMO plenamente meu pai!
É por isso que desejo a eles, em muitos dias, como hoje, não só no dia reservado a essas homenagens, mas muitos outros, o digo que o amo, que tenho orgulho e gratidão por tê-lo como pai!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Caçador de Pipas


Esse livro foi lançado no ano de 2003, entretano apenas em 2007 eu o comprei, e só mais tarde ainda fui ler... Quanto tempo perdi...
Comecei a ler em meados de julho último e não conegui parar... E quatas lágrimas derramei a cada capítulo que lia... E há quanto tempo um livro não me emocionava dessa forma!
A cada página uma nova emoção, a cada capítulo uma nova surpreza... Vivenciei emoções e um apredizado que esses meus 29 anos de vida ainda não me haviam dado. E conheci melhor a cutura e costumes afegães.
Mas sobretudo vi uma linda estória de amizade, de honra, de amor, de culpa, de covardia, de pedão e redenção.
Lembrei de minha maior amizade da infância... me inebriei...
Aconselho-te que se ainda não leu, não perca mais tempo! Se dê a oportunidade de se emcionar com O Caçador de Pipas!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morre Michael Jackson


"Confirmado, morre Cantor Michael Jackson"
Essa foi a frase que ouvi ontem ao assistir mais uma edição do nosso Jornal Nacional.
Pela primeira vez achei que o renomado telejornal estava mentindo. Como?? Michael?? Morto?? Eles enlouqueceram, só pode ser... Mas era fato. Michael morreu... deixou de respirrar. Provavelmente deprimido, solitário, triste. Certammente arruinado, endividado, angustiado... Michael e todos os seus exessos... Morreu...
Mas quem irá dizer que não existe vida na morte? Quem irá dizer que Michael não sobreviverá por muitos e muitos longos anos? Afinal, seu legado de milhões de discos vendidos, seu estatos de rei do pop internacional, seus inumeráveis fãs de todas as partes do planeta não vão permitir que ele morra assim tão fácil, tão jovem...
Morre o homem, um homem acabado, derrotado pelas próprias loucuras, submerso nos próprios devaneios, mas vive o ídolo que encantou e continuará encantando milhões de fãs de todas as gerações...
Que o homem encontre a paz, tanto quanto o ídolo alcançou a glória!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

As 10 mais belas atrizes brasileiras

Maria Fernanda Cândido - a bela do século
Cláudia Ohana - inesquecível Natasha
Bruna Lombardi - de Grande Sertão Veredas
Cristine Fernandes - que Golbo burra que não a explora melhor!
Ilde Silva - pérola negra





As 10 mais belas atrizes brasileiras - Continuação

Déborah Seco - sensualíssima
Ana Paula Arósio - a bela das belas
Carolina Dieckman - multifacetada
Taís Araújo - musa, linda,talentosíssima e perfect!!!!
Vera Fisher - a Diva





As 05 mais belas do cinema internacional

Olivia Russey do belíssimo Romeu e Julieta de Franco Zefirelli
Dem Moore do apaixonante Ghost - do outro lado da vida
Angelina Jolie - do excitante Pecado origginal
Sharon Stone - do picante Proposta Indescente
Broock Shieldes do ingênuo A Lagoa Azul